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segunda-feira, 8 de novembro de 2010

APG-PUC/SP e o Plano Nacional de Pós-Graduação

A Associação dos Pós-Graduandos (APG) da PUC/SP acaba de eleger sua nova diretoria, após longo processo democrático, com a ampla participação de todas as áreas da Pós-Graduação da Universidade. Nesse sentido, a APG-PUC/SP orgulha-se de ter concretizado sua proposta fundamental de integração mediante a inclusão dos pós-graduandos lato sensu em um processo eletivo universalmente abrangente. Esse processo foi um grande passo na busca cada vez maior da identificação de todos os pós-graduandoscom o debate universitário, seja no âmbito acadêmico, seja no âmbito do mercado de trabalho. E é justamente nesse contexto que a APG-PUC/SP encontra-se comprometida com a integração dos pós-graduandos com este projeto maior, oPlano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), com o intuito de acolher as demandas dos estudantes de Pós-Graduação e da sociedade brasileira, voltadas para a Educação e Pesquisa, e, assim, contribuir para o desenvolvimento nacional e para redução das desigualdades sociais. Para tanto, lutamos pela conquista de pontos de indiscutível urgência, como uma melhor remuneração financeira dos bolsistas e uma maior quantidade de bolsas ofertadas para atender a necessidade real da pesquisa que o desenvolvimento do País demanda.
Além disso,  a nova diretoria da APG-PUC/SP reafirma seu compromisso com a Revista da entidade, cuja estrutura, organização e metodologia de publicação já se mostraram dignas de reconhecimento no meio acadêmico. Nesse sentido, a Revista da APG-PUC/SP será revisitada com o intuito de ampliar a participação dos pós-graduandos das mais diversas áreas do conhecimento.
A APG-PUC/SP celebra, finalmente, a conquista do aumento das notas de 6 dos Programas de Pós-Graduação da PUC/SP na Avaliação Trienal da Capes, bem como destaca a importância de referida avaliação para a busca do aperfeiçoamento contínuo na qualidade do ensino.
Assim, neste momento ímpar, a APG-PUC/SP torna seus olhares para o PNPG e destaca que o Plano deve espelhar as questões mais latentes tanto para o Ensino quanto para a Pesquisa e à Extensão, mediante uma estrutura plural, democrática e atenta aos anseios da comunidade pós-graduanda, de modo a buscar a realização concreta dos anseios da sociedade como um todo para os rumos da Educação nacional.

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